Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nota do Blogueiro sobre a capitalização da Petrobras e o marco regulatório

A história da humanidade mostra-nos que sempre que há uma ideologia no comando da política, as atividades econômicas e, portanto, a população sob este dominio politico-ideológico, ficam fadadas ao pouco desenvolvimento ou mesmo retroagem economicamente. A história mostra que o preço a pagar pela ideologia vem no final dos anos e é bastante caro. Exemplos de países atualmente sobre esse custo não faltam (Cuba, Líbia, Venezuela etc). O custo da nossa baixa educação economica ou mesmo baixa educação em geral, reflete o crescimento de pensamentos populistas que são terreno fértil para ideologias totalitárias e retrógradas.
O Brasil está a mais de 3 anos em marcha lenta no tempo na exploração do petróleo por causa do pré-sal (poderiamos já estar dentro de um boom de empresas e perfurações exploratorias - q levam tempo mas obrigatoriamente necessárias para produzir -  que trariam mais emprego, divisas e investimentos).
Todo este boom está a espera das decisões ideológicas de um governo "quase-totalitário"??
Não, os investimentos (o capital, o dinheiro) q poderiam estar ocorrendo em um ambiente com regras claras e seguras para o investimento, não ficam esperando, eles simplesmente vão para outros locais.
O melhor e mais valioso petroleo é o que já está na superficie. Para trazer este óleo é necessário no minimo uns 5 anos... já perdemos mais de 3 anos discutindo sobre como repartir o bolo e ninguém foi comprar a farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário