Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sábado, 15 de maio de 2010

Parnaíba: OGX petróleo ---> OGX Maranhao (OGX s.a + MPX s.a.)

Nota do blogueiro: O grupo EBX move-se para proporcionar a sinergia entre as empresas do grupo. A MPX tem interesse no possível fornecimento de gás dos possíveis campos do Parnaíba (negocio da OGX) para servir de fonte de energia para a geração de eletricidade (negócio da MPX). Ao mesmo tempo, usa parte da MPX para a OGX Maranhao.

Aprovada a transferência dos 7 blocos da Bacia do Parnaíba para a OGX Maranhão

Fonte: Redação TN Petroleo - Data: 27/04/2010 11:19

A OGX Petróleo e Gás, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, comunicou hoje (27) que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a transferência da participação de 70% dos direitos e obrigações referentes a sete blocos exploratórios terrestres na bacia do Parnaíba, interior do estado do Maranhão, detida por sua subsidiária OGX Petróleo e Gás Ltda., para a OGX Maranhão Petróleo e Gás Ltda.

A OGX Maranhão é uma sociedade de propósito específico em que a OGX S.A. detém 66,7% e a MPX Energia S.A., 33,3% do capital social, conforme já previsto no Comunicado ao Mercado divulgado no dia 24 de setembro de 2009.

Em 24 de setembro de 2009, a OGX Ltda adquiriu a participação nos Blocos junto à Petra Energia Ltda., que permanece com 30% de participação nos mesmos. Nesta ocasião, OGX e MPX firmaram um Memorando de Entendimentos que já previa a transferência da participação adquirida para a OGX Maranhão após a aprovação da ANP. Este Memorando de Entendimentos também formaliza a intenção de celebrar um acordo de fornecimento de gás natural pela OGX Maranhão para Usinas Termelétricas a serem desenvolvidas pela MPX em associação com a Petra, o que poderá garantir uma demanda para até a totalidade da produção. 

A OGX também informou que já foi contratada com a Queiroz Galvão a sonda terrestre QG-1, que será responsável pela perfuração na região, prevista para ser iniciada em maio. Os blocos estão localizados na Bacia do Parnaíba, considerada nova fronteira, e se estendem por 21.471 km², apresentando relevante potencial para produção de gás, confirmado através de um poço perfurado em 1987 onde foram constatados indícios de hidrocarboneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário