Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tiro e Sidon: Teste de longa duração

Tiro e Sidon iniciam produção    
Noticiário cotidiano - Indústria naval e Offshore
Qua, 17 de Março de 2010 18:54

A Petrobras produz nos próximos dias o primeiro óleo do Teste de Longa Duração dos prospectos de Tiro e Sidon, no bloco BM-S-40, em águas rasas da Bacia de Santos. A petroleira recebeu do Ibama a licença de operação para o projeto no último dia 10 e está na reta final para entrada em operação do projeto. As plataformas Atlantic Zephyr (SS-11), da Petroserv, e FSO Avaré, da Transpetro, serão responsáveis pela explotação dos campos.
O cronograma da Petrobras prevê que o TLD será realizado ao longo de 32 meses. A produção será iniciada em um poço de cada vez, começando no 1-SPS-056 (Tiro) e em seguida no 1-SPS-057 (Sidon). A SS-11 será ancorada sobre a localização do poço que ela estiver produzindo. Dutos de produção e controle interligarão os poços à plataforma. O FSO será ancorado entre os dois prospectos.
A Petrobras vai instalar em 2012 um sistema piloto de produção em Tiro e Sidon. A petroleira lançou no início do mês licitação para afretamento de um FPSO com capacidade de produzir 80 mil barris/dia e estocar 1 milhão de barris. A entrega das propostas será na primeira semana de abril e o FPSO tem que ficar pronto 23 meses após a assinatura do contrato. A Prosafe, SBM, Modec e Saipem, foram convidadas para a concorrência, entre outras. (fonte: Energia Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário