Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sexta-feira, 6 de março de 2009

BW offshore: TLD Tupi


Navio que realizará o TLD de Tupi já navega para o Brasil

Fonte: Assessoria Petrobras Data: 06/03/2009 16:03

 O navio plataforma que fará o Teste de longa duração (TLD) na área de Tupi, no  Pólo  Pré-sal  da  Bacia de Santos, já está a caminho do Brasil. O FPSO (sigla   utilizada  para  embarcações  que  produzem,  armazenam  e  escoam petróleo)  BW  Cidade  de  São Vicente, que será utilizado no TLD, deixou o estaleiro onde passava por obras de adequação, em Cingapura, e iniciou em 7 de  fevereiro  a  navegação até o Brasil. Antes de chegar ao país, ainda no mês de março, o FPSO deve passar pela Cidade do Cabo, na África do Sul.

 Afretado  pela  Petrobras,  o  FPSO  BW  Cidade de São Vicente tem um papel importante  no  desenvolvimento  da  área de Tupi e, consequentemente, para toda  a  exploração do Pólo Pré-sal da Bacia de Santos. Com início previsto para  abril, o TLD deve durar cerca de 20 meses e permitirá que a Petrobras conheça  melhor  o  comportamento  do  reservatório,  o  que  auxiliará  na definição  dos  melhores  processos  de extração durante a fase de produção comercial não apenas de Tupi, como também de outras importantes reservas na área do pré-sal.

 Durante o TLD, está prevista uma produção de cerca de 14 mil barris de óleo por  dia.  Após  o teste, será implantado no local o projeto piloto de Tupi com  o  FPSO Cidade de Angra dos Reis, cuja capacidade de produção é de 100 mil barris de petróleo/dia e 4 milhões de m3/dia de gás.

 Anunciada  em  novembro  de  2007,  a  área  de  Tupi foi a primeira grande descoberta na camada do pré-sal da Bacia de Santos. Suas reservas, com óleo de  excelente  qualidade  (28º API), estão estimadas entre 5 e 8 bilhões de barris  de  óleo  e  gás natural, o que pode representar mais da metade das reservas  nacionais  provadas,  que são de aproximadamente de 14 bilhões de barris de óleo equivalente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário