Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sábado, 2 de outubro de 2010

OGX-18 (TESTE BC) OGX-19 (BS descoberta)

Teste confirma potencial produtivo de poço da OGX na Bacia de Campos
SÃO PAULO – A OGX, empresa de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, concluiu o teste de formação do poço OGX-18, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O estudo confirmou o potencial de produção entre 8 mil e 12 mil barris de petróleo por dia em poço vertical e entre 25 mil e 35 mil barris diários em poço horizontal. As primeiras descobertas de hidrocarbonetos feitas no local foram anunciadas em agosto.
 "A realização de mais um teste de formação nesta porção da bacia de Campos, atingindo altas produtividades, representa um importante passo na busca do conhecimento das características dos reservatórios, visando produzir petróleo o mais rápido possível", disse o diretor geral da EGX, Paulo Mendonça, em fato relevante divulgado ao mercado.
O poço OGX-18 fica no bloco MB-C-40, em que a companhia detém 100% de participação. A sonda utilizada na perfuração e no teste será deslocada agora para o poço OGX-2, informa a companhia.
(Ana Luísa Westphalen | Valor)
 
 
 
OGX anuncia outra descoberta na Bacia de Santos
 
SÃO PAULO – A OGX – braço de exploração de petróleo do grupo do empresário Eike Batista (EBX) – voltou a anunciar uma descoberta de petróleo em águas rasas da Bacia de Santos.

A companhia identificou a presença de hidrocarbonetos em um poço perfurado a 112 quilômetros da costa (OGX-19) no bloco BM-S-58, onde a OGX tem uma participação de 100%. Os trabalhos de perfuração indicaram a presença de gás e óleo leve.

Em fato relevante, Paulo Mendonça, diretor geral da OGX, destaca que a descoberta demonstra a capacidade da empresa em abrir novas fronteiras exploratórias.
No poço, a empresa encontrou uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 145 metros, além de um net pay (seção saturada com petróleo ou gás) em torno de 40 metros em reservatórios arenosos da chamada seção santoniana.
A perfuração, iniciada em agosto, continuará até alcançar a profundidade total estimada de 5,25 mil metros. O poço está a uma profundidade da superfície da água (lâmina d'água) de aproximadamente 172 metros.
(Eduardo Laguna | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário