Aker Solutions ganha importante contrato
Fonte: Redação Data: 20/04/2010 10:02
A Aker Solutions assinou um contrato com a Petrobras para fornecer 40 árvores de natal molhadas para os campos de Iara e Guará, localizados na desafiadora camada pré-sal. O valor do contrato é aproximadamente USD 300 milhões.
O escopo de trabalho inclui a engenharia e fabricação de 40 árvores de natal verticais para operar em lâmina d´água de 2.500 metros, sistemas de controle submarinos multiplexados e 17 conjuntos completos de ferramentas. A entrega está prevista para os próximos quatro anos.
Com o contrato de Iara e Guará, a Aker Solutions será responsável por fornecer equipamentos submarinos para os três campos iniciais do pré-sal. Em dezembro de 2008, a empresa ganhou seu primeiro trabalho no pré-sal, que incluía a produção de nove árvores de natal molhadas para o projeto piloto de Tupi.
"Nossa experiência no desenvolvimento do projeto piloto de Tupi, a capacidade de carga de nossa fábrica em Curitiba, além de uma proposta técnica e comercial atraente foram fatores cruciais para fecharmos este contrato. Esta comprovação está alinhada com a nossa meta de sermos o fornecedor preferido da Petrobras para operações submarinas", diz Marcelo Taulois, presidente da divisão Subsea da Aker Solutions no Brasil.
Mads Andersen, vice presidente executivo da Aker Solutions, também destaca que a liderança da empresa no mercado de tecnologia para águas profundas foi outro fator decisivo na conquista deste contrato.
"Nos últimos anos, a Aker Solutions fez importantes investimentos no Brasil, tanto para ampliar sua capacidade produtiva quanto para desenvolver tecnologias adequadas para águas profundas. Hoje, nosso destaque no pré-sal também se refere à mão de obra altamente qualificada existente na Aker Solutions. Nossa empresa está muito bem preparada para atender à Petrobras no desenvolvimento da camada pré-sal", afirma Mads Andersen.
O campo de Guará (BM-S-9) irá receber 14 árvores deste contrato, e será explorado por um consórcio de empresas formado pela Petrobras, que possui 45% de participação, o BG Group, que possui 30% e a Repsol YPF, que tem 25% de participação. Já o campo de Iara (BM-S-11), que pertence a Petrobras (65%), ao BG Group (25%) e a Petrogal (10%), irá receber 26 árvores.
O escopo completo de trabalho será gerenciado, projetado e executado pela fábrica da Aker Solutions em Curitiba (PR), com o suporte de Aberdeen, no Reino Unido, para os sistemas de controle submarinos. A entrega da primeira ANM está prevista para o final de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário