Texto Inicial

Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

Texto Inicial

Decidi criar este blog para tentar organizar alguns postings sobre assuntos que eu tenho compartilhado na internet, seja por meio de noticias coletadas e arquivadas, mas que todos deveriam saber, seja sobre assuntos técnicos que vejo e participo na comunidade do orkut Engenharia de petróleo, do professor da PUC-RJ Luis Rocha (quem eu não conheço pessoalmente).

É de caráter experimental, mas espero que seja bem aceito e conte com a participação de pessoas interessadas em adicionar.
Saudações rubro-negras a todos!!!
-- ----
Luciano da Costa Elias
Eng. Quimico
EQ/UFRJ 92/1
CBS 301/91

Notícias relacionadas

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ANP prorroga rodada de "campos maduros"

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu prorrogar para o ano que vem a chamada "rodadinha", que consiste na venda de campos maduros de petróleo com baixa produção, informou o diretor da ANP Nelson Narciso.

A "rodadinha" ocorreria em dezembro deste ano, próxima ao 10º leilão de áreas de petróleo e gás da agência, mantido para 18 de dezembro. "Esta (10º) está rigorosamente ?on time?", disse o diretor a jornalistas, após encontro com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, no Rio de Janeiro.

"Tudo o que precisa ser feito para a 10ª rodada está alinhado, todos os blocos estão aprovados, o hotel está bem encaminhado, o sistema e toda a estrutura. Estamos trabalhando para colocar a rodada no dia 18", complementou.

Segundo Narciso, a "rodadinha" iria oferecer 19 blocos em terra, e a previsão é de que seja realizada ainda no primeiro trimestre de 2009. "Nós já temos o aval do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) para a ?rodadinha?, mas resolvemos não mexer com ela porque tem algumas restrições ambientais. Queremos limpar a possibilidades de problemas para depois colocar a rodada", afirmou, sem dar detalhes sobre os obstáculos para a venda.

Ele confirmou que a ANP retirou 32 blocos que já haviam sido anunciados para a 10ª rodada, devido a problemas de licenciamento ambiental das áreas, o que poderia incitar recursos judiciais. "Tudo o que poderia inibir (a participação de investidores) nós procuramos limpar", afirmou. Com essa redução, a 10ª rodada vai oferecer 130 blocos terrestres em sete bacias sedimentares.

Narciso disse ainda que na próxima terça-feira será realizada a audiência pública da 10ª rodada, onde será feita uma apresentação de todas as áreas que serão ofertadas e discutido o pré-edital publicado em 2 de outubro. A previsão é de que o edital definitivo seja publicado no dia 30 de outubro. O diretor reconheceu que o perfil de investidores que deverão participar da 10ª rodada, será de pequenos e médios, em razão das características do leilão.(Fonte: Gazeta Mercantil/Reuters)
----------------------------------------------
Nota do Blogueiro:
É necessário distinguir entre "campos maduros", "blocos exploratórios", "prospectos" e "campos" para entender todo o mecansmo de concessões.
A concessão para operar um "campo maduro" consiste em obter toda a licença com os dados sobre os limites do campo e volume de óleo recuperável existente, basta à empresa dona da concessão colocar estes poços existentes dentro do campo para produzir após algum trabalho de intervenção (limpeza, abertura de tampões, até reperfuração de fases) e equipagem do poço para produzir. Podendo, a seu critério, perfurar mais poços com outras tecnologias para aumentar a recuperação de óleo.
Um "bloco exploratório" é uma região onde se tem poucos dados sísmicos, ou nenhum, e a partir de análise e reprocessamento de dados sísmicos se encontra alguns possíveis "prospectos" para serem perfurados. Prospecto é uma posição onde será feito um poço para avaliar a existência ou não de petróleo ou gás ou mesmo para avaliar se o modelo geológico aplicado estava adequado para aquele bloco (região) - caso contrário, necessitará de reprocessamento de dados sísmicos. Encontrando-se óleo e havendo uma boa correlação de dados do modelo com os de uma ou mais perfurações, pode-se delimitar um campo dentro de um bloco (ou talvez tão grande que passe pelo limite de mais de um bloco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário