A "rodadinha" ocorreria em dezembro deste ano, próxima ao 10º leilão de áreas de petróleo e gás da agência, mantido para 18 de dezembro. "Esta (10º) está rigorosamente ?on time?", disse o diretor a jornalistas, após encontro com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, no Rio de Janeiro.
"Tudo o que precisa ser feito para a 10ª rodada está alinhado, todos os blocos estão aprovados, o hotel está bem encaminhado, o sistema e toda a estrutura. Estamos trabalhando para colocar a rodada no dia 18", complementou.
Segundo Narciso, a "rodadinha" iria oferecer 19 blocos em terra, e a previsão é de que seja realizada ainda no primeiro trimestre de 2009. "Nós já temos o aval do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) para a ?rodadinha?, mas resolvemos não mexer com ela porque tem algumas restrições ambientais. Queremos limpar a possibilidades de problemas para depois colocar a rodada", afirmou, sem dar detalhes sobre os obstáculos para a venda.
Ele confirmou que a ANP retirou 32 blocos que já haviam sido anunciados para a 10ª rodada, devido a problemas de licenciamento ambiental das áreas, o que poderia incitar recursos judiciais. "Tudo o que poderia inibir (a participação de investidores) nós procuramos limpar", afirmou. Com essa redução, a 10ª rodada vai oferecer 130 blocos terrestres em sete bacias sedimentares.
Narciso disse ainda que na próxima terça-feira será realizada a audiência pública da 10ª rodada, onde será feita uma apresentação de todas as áreas que serão ofertadas e discutido o pré-edital publicado em 2 de outubro. A previsão é de que o edital definitivo seja publicado no dia 30 de outubro. O diretor reconheceu que o perfil de investidores que deverão participar da 10ª rodada, será de pequenos e médios, em razão das características do leilão.(Fonte: Gazeta Mercantil/Reuters)